domingo, 6 de janeiro de 2008

6 de janeiro. Festa de Reis

Agora que passaram-se as festas de fim de ano, aqueles dias de cidades vazias, casas cheias de parentes e tédio, eis que temos que enfrentar a volta à rotina. E a angústia por termos feito as idealizações rotineiras de fim de ano, os planos secretos, como se uma noite de fogos de artifício e champagne fosse mudar a nossa vida mais do que qualquer outra, como se um novo número no calendário fosse algo mais que um novo IPVA a ser pago, novo seguro do carro, nova declaração de imposto de renda... agora que vemos que as coisas parecem (ohhhh) estranhamente similares ao que eram quinze ou vinte dias atrás, resta-nos continuar sonhando ou agir, para que não seja necessário depositar esperanças vãs na troca de folhinhas da parede e nas tais sete ondinhas...

6 de janeiro. Festa de Reis

A data encerra o ciclo natalino e representa o momento em que os três reis magos presentearam a criança, que seria o futuro Salvador, com presentes que tinham forte poder simbólico.

Segundo a tradição cristã, guiados por uma estrela, os três reis levaram ao Deus-menino ouro, incenso e mirra, representando a realeza, a fé e a imortalidade. Na tradição popular, os reis magos foram identificados como um negro (africano), um branco (europeu) e um moreno (assírio ou persa), representando assim os gêneros humanos que eram conhecidos até então.

É hora de desmontar o presépio e a árvore de natal, mas nao podemos esqucer que é importante manter aceso o espírito que renova os laços de fraternidade entre as pessoas!

com o mesmo carinho de sempre,
Hércules.

Nenhum comentário: