segunda-feira, 30 de junho de 2008

6 anos sem Chico!

Chico Xavier que desencarnou em 30/06/2002

Hoje, dia 30/06 faz 6 anos do desencarne do meu grande amigo, meu mestre Chico Xavier!
Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, (Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 — Uberaba, 30 de junho de 2002) foi médium brasileiro e célebre divulgador do Espiritismo no Brasil.
Nascido no interior de Minas Gerais, era filho de Maria João de Deus. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs. Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931.
Chico Xavier escreveu mais de quatrocentos livros. Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Dizia reproduzir apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Doou os direitos autorais para a FEB (Federação Espírita Brasileira) e outras organizações espíritas.
Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932. O de maior tiragem foi Nosso Lar, com mais de um milhão e quinhentos mil cópias vendidas (2005), atribuído ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção que leva o nome deste, e que mais tarde contaria com a parceria do médico mineiro Waldo Vieira.
Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação. Ficou muito conhecido no Brasil, especialmente nos últimos anos, por sua benevolência e assistência ao próximo.
O mais conhecido dos espíritas brasileiros teve relevante contribuição para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajar os espíritas a revelarem sua adesão à doutrina de Allan Kardec.
Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não-espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público.
Chico Xavier morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardíaca. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de Futebol.

Saudades "Tio Chico"
Hércules

Nenhum comentário: